quinta-feira, 15 de julho de 2010

Café, Capuccino, Chocolate quente 3


Um dos erros mais comuns nos Cafés de Fortaleza se chama guardanapo. Sim, o que poderia ser uma solução é sempre um detalhe esquecido.

Geralmente o porta-guardanapo já se encontra sobre a mesa de um Café ou é levada pela garçonete. Agora, experimente tomar café no balcão para ver se lhe dão um guardanapo! Não sei se os clientes comem guardanapo, mas fato é que alguns cafés os escondem, se não o fazem, disponibilizam poucos aos clientes, mas não ficam a disposição no balcão.

O Indalo Café é o campeão nesse quesito também. A atendente coloca a bandeja no balcão, põe a xícara, a colherinha, o açúcar ou adoçante, um pires com biscoitos de cortesia e... e... Está faltando algo? Claro que está: o guardanapo! Mas acha que ela vai colocar? Nunca colocam! Jamais! Elas forçam o cliente a pedir sempre. Não há o menor perigo de elas se lembrarem do guardanapo. Esse item importante para quem vai comer o que quer que seja simplesmente não existe no seu serviço, se você não reclamar.

O guardanapo surgiu na Idade Média, quando os homens comiam sem talheres,com as mãos nuas, limpando-as depois nos pelos de um cachorro ou coelho. Não há dados precisos sobre sua origem, mas comenta-se que um livro de anotações culinárias atribuídas a Leonardo daVinci tem informações que indicam que esta peça pode ter sido também uma de suas invenções. Genial, diga-se de passagem.

Mas foi na década de 70 que ele se democratizou, sendo adotado definitivamente pelas donas de casa, bares, choperias, cafés e restaurantes. Não tem coisa melhor do que limpar a boca com um guardanapo após as refeições. Alguns cafés desprezam esse cuidado com seus clientes, suprimindo sua disponibilidade. Imagine você com um bigode de chocolate e o nariz pintado de creme sem um guardanapo à mão!

Falando mais uma vez em chocolate, o nome destes dois posts se refere a uma ideia que tive com dois amigos de escrevermos um livro que teria como ambiente um Café. Na época estávamos no mezanino da Nobel e, por fazermos sempre os mesmos pedidos, Marton café, eu capuccino e Patrícia chocolate bolamos os títulos do livro de “Café, Capuccino, Chocolate quente”. O livro nunca aconteceu, ficou no imaginário das mesas dos Cafés. Quem sabe um dia eu não o escreva?

Fica aqui minha homenagem aos Cafés, um lugar para quem precisa dos amigos, adora conversar, namorar, pensar, ler, passar o tempo e, claro, tomar um delicioso café, capuccino ou chocolate quente.

Viva as cafeterias!

3 comentários:

  1. Oi, Germano. Parei no seu blog pq hj trabalho numa empresa de café e procuro acompanhar assuntos relacionados. Adorei sua página, apesar de recente, sinto que promete conteúdo e prazer na leitura.

    Ótimas dicas. Sucesso com o blog!

    Um bj grande!

    ResponderExcluir
  2. Sim,Germano uma Cafeteria e etc é realmente uma delícia...minha filha me chama sempre para tomarmos um capucino com bolinho de queijo.Tem que ser super quente(para ela)eu espero ir esfriando um pouco.Abraços da Sil!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, JuHits pela visita. Que interessante que trabalha hoje numa empresa de café. Visite meu blog e opine sempre que desejar... Sim, Silvana, cafeterias são ótimas!

    ResponderExcluir