quinta-feira, 15 de julho de 2010

Café, Capuccino, Chocolate quente 2



- Café Santa Clara Orgânico do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Um lugar que visitei a exaustão: bonito e agradável, mas um pouco impessoal para mim hoje, talvez por causa da alta frequência de turistas e poucos fortalezenses. Faz bastante tempo que não vou.

- Grão de Café, na Dom Luís, já fechado, era pequeno e harmonioso, tive alguns bons momentos lá, mas a frequência era pequena e o fechamento parecia inevitável. Uma pena.

-Café Montmartre na Rua Prof. Dias da Rocha com Dom Luís ou quiosque do Shopping Aldeota. Apesar de sempre cheio e um tanto barulhento, tem bom serviço. O capuccino grosso é famoso, mas eu o prefiro mais fino. O carro chefe, porém, é o sanduíche Le Special, sem dúvida delicioso e eleito pela VEJA como o melhor por anos consecutivos. O cachorro quente também é irresistível. A ótima localização favorece a frequência.

- Café Castangno, na Avenida Abolição próximo ao Ideal Clube. Ambiente agradável e bom para conversar. Cardápio variado e atendimento discreto. Um dos poucos, junto com Montmartre, fora de shopping Center.

- Café Spazio, na Virgílio Távora com Abolição. Estou devendo uma visita. Por fora parece bastante aconchegante. Depois de visitá-lo comentarei aqui.

- Café do Ponto, Iguatemi. Ótimas mesas e cafés com aromas variados.Tem bom atendimento. É bastante exposto pois fica no mall do shopping, mas mesmo assim vale um cafezinho lá. Quem está em dia com o peso o café vienense e café brigadeiro são deliciosos e valem a pena.

- Café da Livraria Saraiva. Ambiente favorecido por ser dentro da megastore, o que lhe confere um charme a mais. Seu ponto fraco é ser pequeno, o que gera grande competição por mesas entre os clientes. Tem a vantagem de ter WI-FI liberado pelo Ferreiro Café. Ótimo pro bate papo, bom cardápio e excelente atendimento. As meninas, do caixa ao serviço nas mesas, são uma simpatia e nos chamam pelo nome.

- Ferreiro Café, Iguatemi. Apesar de ter o nome “café” não tem características de Café, mas de restaurante. Pra não perder a viagem, digo que tem ótimos pratos (destaque para o filé alto com champignon) e tem um excelente ambiente.

- Café Santa Clara, Shopping Del Paseo. Originalmente, ficava no mezanino da livraria Nobel. Esta fechou e abriu a Siciliano com o Café no mesmo lugar. Lugar agradável, porém sem mais o mesmo charme e a novidade de antes, mas ideal para um papo rápido depois do almoço. Tem a vantagem, se tiver sozinho, de folhear alguns livros de culinária no mesmo andar, os livros são bonitos e tem ótimas dicas. Sugiro o último de Jamie Oliver na Itália, é de dar água na boca! Dá vontade de comer lendo!

- Indalo Café, quiosque do Del Paseo. Bom cardápio, bom café, destaque para a coxinha de caranguejo e a torta de limão, mas tem atendimento ruim, apesar do grande número de atendentes. Falta simpatia e bom humor às atendentes, que não favorecem clientes fidelizados e chegam a ser grosseiras. Outro dia pedi um guardanapo e a moça tirou um do porta-guardanapo e me deu. Disse-lhe que ela devia me dar o porta-guardanapo para eu tirar com minhas próprias mãos e quantos eu quisesse, já que um era pouco e eu estava acompanhado. Ela respondeu, indignada, que suas mãos estavam mais limpas do que as minhas. Tenho 10% de desconto no Indalo, mas não me sirvo mais lá. Prefiro pagar mais caro no Café ao lado, o Navona.

- Café Navona, Del Paseo. Não tem cardápio tão variado quanto o Indalo, mas tem bom café e o sorriso sempre cativante da Joyce, sua melhor atendente. À noite tem sopas de cair o queixo.

- Café Copenhague, Del Paseo. Espaço bom, boas poltronas, ótimo café, atendimento ok, mas é caro. Qualquer coisa, mesmo a água. Só não cobra pra sentar porque as cadeiras e mesas são do shopping.

- Destino Express, Iguatemi. Espero que tenha vida longa, pois fico triste quando fecha um café, é como se memórias fossem enterradas. Mas, para mim, não vingou. O fato de não ser atendido na mesa foi uma falha imperdoável. Pagar no caixa tudo bem, mas ter de deixar a companhia na mesa sozinha para fazer o pedido não funciona, soa antipático. Voltei apenas mais uma vez e dei por encerrada minha participação. Nada pessoal, mas prefiro o Café da Saraiva como primeira opção e o Café do Ponto como Plano B.

- Café da Livraria Cultura, Avenida Virgílio Távora com Dom Luís, em cima do MBar. Ótimo café, mesinhas com abajur, cardápio variado e um chocolate quente de viciar! O fato de ser dentro da Livraria Cultura dispensa comentários. Tenho ido constantemente.

Quanto ao atendimento geral, Fortaleza melhorou muito em seus cafés. Vê-se, em alguns casos, que falta apenas treinamento. Muitos empregadores contratam pessoas sem treinamento adequado de como atender aos clientes. Vale salientar que Paris é conhecida por ter os piores garçons do mundo. Inclusive existe reconhecimento dessa falha em organizações ligadas a setores de turismo. A má fama dos garçons franceses, acusados de grosseiros, indiferentes, desinteressados e pouco corteses, nada tem a ver com o atendimento nos Cafés de Fortaleza. Quero me abstrair dos bares, que é outra abordagem, mas Fortaleza está melhorando no atendimento. Muito já foi feito, mas é preciso continuar treinando esses profissionais para cativar os clientes. Pois mais do que bons cafés e deliciosas iguarias, queremos ser bem atendidos sim, e com sorrisos. E não é só porque estamos pagando, pois o cliente também tem de ser educado com quem lhe atende. Sempre. Assim todos ficam felizes.

Um comentário:

  1. fiquei com água na boca!...agora tenho muitas sugestões de cafeterias à visitar...rs..

    ResponderExcluir