segunda-feira, 5 de julho de 2010

A arte de andar de moto em Fortaleza 2


A minha paixão por moto é um fenômeno tardio. Prestes a completar 40 anos, vi algumas motos Dafras num site e achei facílimo adquiri-las. Então, de uma hora para outra, fui dominado por uma paixão imensa por motocicletas!

A resposta que dou para isso, já que nunca fui apaixonado por motos, é esta: já havia tido dois carros usados que serviram muito, mas me deram muito trabalho também, então prometi a mim mesmo nunca mais comprar um carro velho; não tenho vaga de carro no meu prédio, então não tinha onde estacionar qualquer um que comprasse. E ainda tinha os 40 anos, acho que isso pesou: fazer algo novo, já que estava ficando mais velho.

Em suma, era a crise dos 40, provavelmente, o que me levou a comprar uma moto.
Mas isso estou pensando agora, porque no momento eu não pensava direito, era pura emoção. Fui invadido por uma paixão imensa por motocicletas. Em apenas uma semana, me matriculei numa autoescola e comecei as aulas.

Acordava todos os dias às cinco da manhã. Caminhava até a autoescola, subia na garupa (um horror!) do instrutor e íamos para as dunas da Praia do Futuro. Lá dávamos início às aulas. Achei tão difícil que no terceiro dia perguntei a ele se eu pilotaria uma moto com a mesma facilidade com que dirigia um carro. Ele disse que
sim. Eu não acreditei. Mas continuei as aulas.

Com menos de dois meses eu estava no DETRAN para fazer o exame de rua. Lá, fiz um pedido a Deus. Se fosse para sofrer qualquer acidente de moto algum dia, então eu preferia não passar no exame, e se não passasse desistiria de tudo aquilo. Eu falava sério. Senti que Deus me ouviu. Passei no exame. Tranquilamente. Pela fé, cri que ele me atendeu, como se me dissesse: "Vai nessa, eu Sou contigo!"

Saí de lá “blindado” pelo Céu. E piloto ainda hoje assim, confiante e sem medo de nada.

Porém, no dia 24 de dezembro de 2008, saí da Unimaq com minha Bros 150cc, em plena véspera de Natal, na Avenida Pontes Vieira, movimentadíssima, onze da manhã, sem nunca ter andado na rua nem sequer passado a segunda marcha!

As aulas de condução de motos no Brasil são um perigo! Os instrutores não nos ensinam a andar na rua nem nos dão dica alguma disso. Pelo menos, o meu não deu. Somos treinados a seguir os passos básicos de subir e sair numa moto, nos desviar de cones, fazer o 8 e outras manobras, como miquinhos amestrados. Só.

Tudo que aprendi sobre como dirigir uma moto no trânsito e nas estradas eu devo a mim mesmo. Li tudo que pude a respeito. Quem eu conhecia que andava de moto pedia conselhos e dicas, comparando sempre com o que dizia os sites especializados. Quando pisei na pista do exame naquela manhã, eu tinha mais informação sobre o assunto que a maioria dos candidatos ali.

Mesmo assim, pegar a Pontes Vieira naquele Natal foi um desafio imenso. Eu estava com muito medo, me tremia inteiro, as mãos suavam e, finalmente, passei a segunda marcha, e a terceira e aí vi realmente o que era andar de moto! Uma maravilha! Mas também um perigo para quem não estava plenamente habilitado, mesmo com a carteira de habilitação no bolso!

Daí pra frente, andei todo dia para perder o medo e ele sumiu! Mas vale aqui uma informação sem meias palavras: autoescolas no Brasil não ensinam ninguém a andar no trânsito!

A maioria dos acidentes que acontecem com motos em nossas ruas se dá pela ineficiência e imprudência dos motoqueiros, mas tem em sua raiz o péssimo ensino recebido. O exame de motos em Portugal força o aluno a sair na rua e o instrutor o acompanha num carro falando com ele ao rádio, orientando o que ele deve ou não deve fazer.

Esse sistema de autoescola brasileiro tem de acabar logo. Antes que mais motoqueiros morram por aí. Ele não serve. O motoqueiro é preparado para tirar a carteira, não para enfrentar a rua.

Agora, e os motoristas? Eles respeitam as motos?

2 comentários:

  1. Rapaz, to na mesma situação, sou habilitado, e uns dias consegui uma moto usada, assim como você não aprendi nada na auto-escola, a não ser ligar a moto, e não posso sair por um pouco de medo e falta de pratica... Tento de madrugada umas voltas e só. Gostaria de saber onde tu conseguiu matéria pra ler, dessa forma eu possa ter ajuda e coragem, segue meu email pra contato: fabiophilosofia@gmail.com, desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Ola Germano,
    Concordo totalmente com voce. Estou atualmente passando por esta experiencia. Tenho minha CNH, fui contemplada com minha moto 125cc 2011, mas não sei pilotar. Todos os dias, ligo o motor da moto deixo aquecer e desligo; troco de roupa e vou trabalhar de carro ou ônibus. Pode?...
    Minha dificuldade é mudar as marchas, ja q na Auto Escola só andei de 1ª. Este sistema de ensino é RIDÍCULO, incompetente, ultrapassado e perigoso. VAMOS MELHORAR BRASIL!!!
    Leticia,
    Fortaleza-CE
    leticia_flg@yahoo.com

    ResponderExcluir