quinta-feira, 8 de julho de 2010

A arte de andar de moto em Fortaleza – DICAS


1 - Ande pelo corredor dos carros em velocidade baixa e de primeira marcha. Devagar e com a moto presa ao chão, pode-se antecipar a uma porta aberta ou um braço para fora de repente. (Há rumores que o Congresso tenciona criar uma lei para proibir os motoqueiros de andar pelo corredor. Uma lei que jamais pegará. Jamais será cumprida. E pior: aumentaria o engarrafamento no trânsito. Imagine em São Paulo as milhares de motos atrás dos carros seguindo em linha indiana? Esse engarrafamento não teria fim!)

2 - Andar do lado direito dos carros perto do acostamento é muito perigoso. Não adianta dizer aqui para não fazer, todo motoqueiro faz. Então a dica é a mesma do corredor: ande devagar com atenção dobrada e de olho no pisca-pisca dos carros. Mas lembre-se: os abílios-diniz-antes-do-sequestro, pelo menos em Fortaleza, não ligam em dar satisfação de sua vida ao dobrar uma rua, então não se confie na seta!

3 - Buzine sempre ao andar em preferenciais, os carros que vêm pelas ruas adjacentes podem ignorar o PARE.

4 - Buzine. Sim, sempre que se sentir ameaçado ou inseguro, BUZINE! Esqueça esse negócio que é falta de educação buzinar. Tratando-se de moto, uma buzina coerente pode salvar sua vida. Eu já me livrei de muitas situações de risco pelo simples ato de buzinar. E até os motoristas agradecem, pode ter certeza.

5 - Cuidado ao andar na janela. Se fizer isso, ao contrário do corredor, faça rápido e volte logo para sua mão. Um desvio de volante de um motorista desatento pode derrubar você.

6 - Nem sempre andar devagar é seguro. Acelere forte em determinados momentos, quanto mais longe ficar dos carros e, principalmente dos ônibus, melhor.

7 - Falando em ônibus, não entre em corredor que tenha ônibus. Só o faça se o sinal tiver acabado de fechar. Se você estiver passando e ele começar a andar, você se verá em apuros. Os motoristas de ônibus não têm cuidado com motos. Se o coletivo se mover enquanto você tiver passando no corredor e desviar um pouco, pode imprensar você. Fuja desse corredor da morte!

8 - Há momentos que é melhor andar como carro e perder mais tempo no trânsito. Seja sábio para saber em que momento tomar essa decisão. Em algumas situações é melhor perder tempo do que se apressar e quebrar a cara!

9 - Procure parar sempre na frente dos carros e antes da faixa no sinal. Ao abrir, você terá uma rua livre à frente e deve sair rápido para se distanciar dos carros com segurança.

10 - Quando for ultrapassar a noite procure dar todos os sinais possíveis para ser visto pelo motorista: buzina e luz alta rápida no retrovisor pode avisá-lo que você está passando. Uma acelerada forte no motor também ajuda a despertá-lo.

11 - Sempre que estacionar trave a moto. Uma moto destravada pode ser levada por vários quarteirões empurrada por um ladrão. Tranca nela!

12 - Não aumente o som original do motor de sua moto, mesmo que ele ajude a chamar a atenção para sua passagem e isso gere alguma segurança, é irritante e faz mal aos ouvidos. Sem falar que você nem vai conseguir ouvir música no mp3.

13 - Falando em mp3, não se isole do mundo ao redor com música altíssima. Deixe sempre num volume que dê para ouvir todos os sons à volta.

14 - Penúltima dica: não fique só com essas dicas, procure outras mais!

15- E pra fechar, sempre que puder: PEGUE A ESTRADA! Depois disso, o trânsito da cidade lhe parecerá tão tranqüilo que você passeará por ele. A estrada é o habitat natural do motociclista, é onde ele oxigena o sangue, fugindo do ar rarefeito da cidade e onde ele enche os pulmões de ar puro e a alma de paisagens. Seja livre e bons caminhos!

3 comentários:

  1. Rapaz, vou escrever um tópico gêmeo no meu blog: A ARTE DE DIRIGIR COM MOTOS EM FORTALEZA! hehehehehe

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  2. Fazem três meses que comecei a pilotar moto. Assim que tirei a carteira comprei uma Suzuki Yes. Estou usando a moto, por enquanto, só pra ir/voltar da faculdade. Realmente o trânsito aqui em Fortaleza é um caos. Tanto os carros quanto as motos andam feitos loucos, mas tento me comportar dentro dos limites. Acho dois pontos principais para uma "vida" sobre duas rodas: primeiro, paciência para aprender, pois este é um aprendizado lento com experiências próprias nas situações do dia-a-dia; segundo, a própria experiência! Pelo menos é o que tento fazer todas as vezes que estou na moto: aprender. Muito boas as dicas, mas quanto ao uso do MP3, sei não hein!

    Parabéns pelo blog.
    Abraço.

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  3. Valeu, Roberto! Sim, o mp3 é controverso sim, mas muito difícil motociclistas que tem prazer em andar de moto deixarem ele de lado. Por isso prefiro dar a dica de deixarem baixo para não comprometer o som externo.

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