segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pimentão à chegada do Gil


Gilberto, meu irmão Gil, estava chegando. Passaria alguns dias comigo. Sem mulher e filhas. Como sempre, grandes papos estavam reservados para longas noites a fio. Foram dez dias juntos de companheirismo, amizade pura, desinteressada, aliás, o único interesse era de fato a própria amizade e o carinho sincero de irmãos.
Sempre aprendo muito com o Gil: sua sinceridade, sua bondade, sua simplicidade e sua sabedoria espiritual. Não sei quanto a sua mulher e filhas, mas eu sempre ouço com atenção tudo o que me diz. Nem sempre concordo com tudo – muito pouco, por sinal – mas reconheço, na maioria das vezes, seu bom entendimento das coisas.

Assim, não podia recebê-lo sem criar um prato, com meus dotes culinários suspeitíssimos, em sua homenagem. Coloquei a cuca pra funcionar (não o mestre,claro) e improvisei um prato simples, mas bem saboroso. Pelo menos essa era a intenção.
Anote aí: Pimentão vermelho, grande, partido ao meio; creme de leite misturado ao molho de tomate, queijo muçarela (Não! Não é com dois S), linguiça calabresa picada, orégano, azeite extra-virgem, sal, curry.

Como fazer: Coloque o creme com o molho dentro do pimentão, em seguida o queijo, mais um pedaço de outro queijo a gosto, pode ser um provolone ou gorgonzola, que adoro; orégano por cima, a linguiça, sal e uma pitada de curry. Derrame azeite e faça os pimentões brilharem. Coloque numa fôrma e ponha no forno pré-aquecido por 20 minutos.

Ao fechar a porta do fogão, batizei: Pimentão com Creme à Chegada do Gil. Ele achou graça. Para tudo ficar em família, então, servi o vinho Saint German. O prato foi um sucesso. Dava para comer dois pimentões inteiros seguidos.

Hoje é o último dia do Gil aqui, amanhã ele partirá para sua calorosa Teresina, deixando mais uma vez o meu pequeno apartamento enorme de vazio. Ele, uma vez em sua casa, terá de se virar bebendo vinho no quarto com ar condicionado. Aquele calor não perdoa os amantes dessa bebida também quente.

Tenho que pensar no que servirei esta noite no jantar de despedida, mas já está pensado: Batata Assada a La Crème A Bientôt!

Se quiser fazer em casa é fácil: Pegue batatas grandes e cozinhe até amolecer. Parta ao meio, cave por dentro um pouco, ponha na fôrma, coloque creme de leite misturado no molho de tomate, cubra com queijo muçarela, tomate picado, sal, linguiça picada, benzunte de azeite e salpique pimenta-do-reino moída na hora. Um conselho: esqueça pimenta-do-reino em saquinhos, ela nem se compara à moída na hora, que é deliciosa e aromática.

Um alerta horrível, mas necessário: nunca use pimenta-do-reino branca em saquinho, tem cheiro de vômito, argh!

Vinho tinto é um ótimo acompanhamento, mas vou servir cerveja hoje como símbolo de nossa convivência esses dias. Foram dez dias regados a um bom papo, futebol, ótimos passeios de moto, praia e uma boa e gelada cerveja! Aliás, várias! Ela tem que encerrar a viagem.

Minha moto vai ficar mais leve sem o seu peso na garupa, mas meu coração pesado de saudade. Bem, agora tenho que ir. Ainda iremos caminhar na Beira Mar antes de voltarmos e nos enchermos de deliciosas calorias no jantar.

Valeu, meu irmão! Até o próximo Pimentão com Creme à Chegada do Gil 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário