quarta-feira, 26 de maio de 2010

Um redator publicitário que é escritor


Começo a escrever aqui todas as crônicas individuais do dia a dia da minha vida, seja no campo pessoal ou como profissional. Abro este espaço para falar de certezas frustradas, fracassos anunciados, vitórias inesperadas, corações sequelados pelas paixões, tristezas e alegrias que compõem a vida de um ser humano. Sim, sou um ser humano. Pelo menos foi isso que me ensinaram. Assim, essa grande aventura de ser ou se tornar um ser humano, pois tem gente que diz que é, mas age como se não fosse, está nas pequenas grandes coisas do cotidiano.

Desde cedo descobri que seria um escritor, aos dez anos, quando li pela primeira vez um livro dito adulto, o romance O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway. Acostumado com livros infantis cheios de ilustrações, fiquei impressionado que apenas palavras me fizessem "ver" a história e considerei uma grande arte escrever daquela forma. Esse fascínio me levou a querer ser escritor anos depois. Mas como, infelizmente, não posso ainda realizar o sonho de viver de literatura, me tornei, por necessidade - mais de escrever do que de comer - redator publicitário. Não conseguia me imaginar ganhando a vida de outra forma. Entrei na faculdade de Letras para aprender a escrever. Logo, minha ignorância foi revelada: Letras ensina a ser professor de línguas, não a ser escritor! Mas não foi em vão, foram grandes anos aqueles! Da necessidade de escrever, acabei encontrando o prazer na redação publicitária. Um exercício incrível de criatividade diária.

Assim, sou um redator publicado semanalmente, enquanto sigo como um escritor com apenas um romance publicado debaixo do braço e alguns poucos exemplares de uma edição quase esgotada nas livrarias. O redator continua ganhando do escritor. Até quando?... Bem, aqui falarei em literatura, publicidade, culinária, religião, política, amor e, pode ter certeza, tudo com muita sinceridade! Bem-vindo ao meu blog (se é que alguém vai perder seu tempo lendo este blog!), pode entrar, a página é sua.

2 comentários:

  1. Comentário de amigo é sempre suspeito, mas o comentário é pra você, e sei que minha franqueza é conhecida sua. O post de apresentação demonstra o que eu e outras tantas pessoas já sabem: seu texto possui grande qualidade. Mas isso você já não precisa provar pra ninguém, que o digam as contas que você paga todo mês só com esse ofício de arrumar as palavras pra vender uma ideia (conhecido também como redação publicitária), o reconhecimento que tem obtido em concursos literários, e os muitos elogios de pessoas que lhe devem apenas a gratidão de terem enxergado Muito Além da Neblina. De minha parte, estou disposto a “perder meu tempo” lendo esse seu blog, tempo que “perderei” não como seu amigo, mas na condição de apreciador entusiasmado da sua escrita, esse maravilhoso dom com que fostes agraciado pelo Pai!

    Um forte abraço, com o desejo de graça e paz da parte de nosso Senhor e Salvador.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, brodinho!... Apareça sempre e deixe seus comentários mais que especiais. Abraço!

    ResponderExcluir